Receba GRÁTIS dicas úteis sobre desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, relacionamentos pessoais e qualidade de vida. Assine nossa Lista Preferencial:

 

TAMBÉM ODIAMOS SPAM! Nossa política de privacidade garante que nós NUNCA iremos vender, alugar, dar ou divulgar seu e-mail para NINGUÉM. Após o cadastro você receberá um e-mail de confirmação. Somente após clicar no link de confirmação você receberá nossas informações.
 
 
 

Ou Cadastre-se pelo Facebook:


 

 
  O aplicativo de cadastro armazenará apenas o seu e-mail. Nenhuma outra informação pública do seu perfil será utilizada. Clique em ir para o Aplicativo na janela seguinte para autorizar seu cadastro.  

Pensamento Positivo > Artigos > As Artes Integrativas e sua Importância em nosso Dia-a-dia

Artigos


Sugestão


Leia cada artigo, reflexão ou metáfora com a mente e o coração abertos. Não considere nada como verdade ou mentira, certo ou errado. Apenas reflita-o em seu íntimo, procurando conscientizar-se de como este assunto está relacionado com sua vida atual.


As Artes Integrativas e sua Importância em nosso Dia-a-dia


Antes de comentarmos sobre a importância das atividades integrativas, iremos comentar primeiro sobre o que consideramos ser estas atividades.


De acordo com nossa experiência, qualquer atividade, arte ou prática que envolva o físico, o energético, o emocional e o mental, integrando-os e trazendo presença para o aqui-agora pode ser considerado uma prática integrativa.


Algumas práticas já tem em sua essência este conceito, como é o caso do Aikido, da Yoga (Ioga) e do Tai Chi Chuan. Entretanto, mesmo estas práticas podem deixar de ser consideradas integrativas caso sejam focadas em apenas um aspecto, como por exemplo a parte física. Em contrapartida, outras atividades como a dança e a natação podem tornar-se práticas integrativas se, durante sua atividade, forem levados em consideração todos os aspectos do ser humano, integrando-os e fazendo com que o praticante torne-se mais presente e inteiro no aqui-agora.


Atualmente, a grande maioria dos trabalhos e empregos estimulam apenas um aspecto do ser humano de cada vez, ou seja, a pessoa utiliza apenas parte de sua mente ou de seu corpo na maioria do dia. Há ainda empregos em que estes aspectos não alcançam o estímulo mínimo necessário para seu desenvolvimento. Nas escolas, as crianças são estimuladas apenas a nível mental e físico, deixando todo o aspecto energético e emocional de lado. É cada vez mais fácil encontrar pessoas que tem uma mente brilhante e desenvolvida e que estão insatisfeitas com seu próprio corpo, ou pessoas que tem um corpo saudável e equilibrado, porém sentem-se incapazes de aprender ou desenvolver determinadas tarefas.


Hoje em dia, algumas pessoas já estão tomando consciência deste desequilíbrio e desconexão entre corpo, mente, energia e emoção. A prática regular de uma atividade integrativa tem o benefício de trazer de volta este equilíbrio, desenvolvendo e integrando todas os aspectos do Ser Humano. O praticante de uma arte integrativa tem a oportunidade de entrar em contato com seu corpo, com seus movimentos, com sua respiração, com sua energia, com suas sensações, com seu estado emocional e com seu estado mental trazendo um sentimento de tranquilidade e inteireza.


Há atividades integrativas que incluem ainda um outro aspecto, como é o caso do Aikido, em que o praticante também trabalha e desenvolve o seu relacionamento harmônico com o outro. É importante notar também uma das causas da melhora do relacionamento interpessoal é, primeiramente, o próprio desenvolvimento do relacionamento que a pessoa tem consigo mesma. A diferença do Aikido está na prática vivencial onde o aikidoka ou aikidoísta desenvolve junto com um ou mais parceiros de treino a sua capacidade de perceber e solucionar de forma harmônica os conflitos interpessoais.


Com a prática regular de uma arte integrativa, o praticante começa a ampliar e desenvolver este conceito para outras atividades do cotidiano, passando a ser e estar mais presente e inteiro em qualquer atividade. Comer, trabalhar, interagir e estudar passam a se tornar atividades a favor do praticante, fazendo de sua própria vida uma arte integrativa.


Autor: Saulo Nagamori Fong - Coordenardor do Instituto União é Ser Humano, Educador, Fotógrafo, Coach e Palestrante com abordagem integral.

Apoio:

Instituto União

Despertar do Amor

Indique




Pensamento Positivo © 2002-2010 | Política de Privacidade