Receba GRÁTIS dicas úteis sobre desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, relacionamentos pessoais e qualidade de vida. Assine nossa Lista Preferencial:

 

TAMBÉM ODIAMOS SPAM! Nossa política de privacidade garante que nós NUNCA iremos vender, alugar, dar ou divulgar seu e-mail para NINGUÉM. Após o cadastro você receberá um e-mail de confirmação. Somente após clicar no link de confirmação você receberá nossas informações.
 
 
 

Ou Cadastre-se pelo Facebook:


 

 
  O aplicativo de cadastro armazenará apenas o seu e-mail. Nenhuma outra informação pública do seu perfil será utilizada. Clique em ir para o Aplicativo na janela seguinte para autorizar seu cadastro.  

Pensamento Positivo > Artigos > Alavancas para o Desenvolvimento Pessoal ou Âncoras para a Alienação ?

Artigos


Sugestão


Leia cada artigo, reflexão ou metáfora com a mente e o coração abertos. Não considere nada como verdade ou mentira, certo ou errado. Apenas reflita-o em seu íntimo, procurando conscientizar-se de como este assunto está relacionado com sua vida atual.


Alavancas para o Desenvolvimento Pessoal ou Âncoras para a Alienação ?


As músicas como qualquer outro meio podem ser ferramentas tanto para o desenvolvimento pessoal como para a alienação da consciência. Nossa mente é influenciada por diversos meios, e um deles é através das palavras e seus significados.


As músicas e suas letras funcionam como mantras que são palavras ou frases que algumas pessoas utilizam para meditar. A diferença é que os mantras geralmente possuem um significado elevado e positivo, ou talvez sejam neutros. As palavras também podem ser utilizadas para "programar" nossa mente. Para exemplificar, faça um teste você mesmo. Fique uma semana repetindo a frase: "Eu sou feliz." (sempre que se lembrar). Depois, repita uma outra frase (se achar conveniente) durante uma semana: "Eu sou triste". Perceba qual será seu estado emocional depois de cada semana.


As letras das músicas tem esse mesmo poder e são até mais fáceis de se utilizar porque são acompanhadas de melodia e harmonia (claro que nem todas), facilitando sua assimilação tanto pelo consciente como pelo inconsciente. Hoje, no mercado, encontramos todos os tipos de músicas. Desde aquelas que tem um resultado que aliena, limita e "robotiza" as pessoas até aquelas elevam e trazem possibilidades para o ouvinte. O importante é identificar qual o resultado e o efeito que a música que você escuta causa em você a médio e longo prazo. Talvez, o efeito a curto prazo possa até ser prazeroso. Entretanto vale refletir ser o efeito foi da música em si ou foi o fato de você ter dançado, exercitando o corpo físico e liberando endorfinas ? Os efeitos a curto prazo geralmente são rápidos e curtos. Já os efeitos a longo prazo são profundos e duradouros.


As crianças, principalmente, captam muito mais sinais que os adultos. Elas estão numa fase de aprendizado e todos os estímulos do ambiente externo podem afetá-las de alguma maneira. Esses estímulos terão resultados em sua vida. Bom ou ruins ? Só elas poderão julgar isso no futuro. A maioria dos adultos já tem uma certa capacidade de discernir o que desejam para si, e agem a partir desse conhecimento.


A reflexão e a atenção no ouvir são fundamentais para saber se as músicas que você escuta te levam adiante ou te limitam e alienam. Por exemplo, você já colocou sua atenção nas músicas divulgadas na mídia em geral (novelas, programas de TV, rádio) ? Como você percebe essas músicas afetando o seu dia-a-dia ? Qual a intenção de tais mídias em divulgar certas músicas ? O que cada emissora de rádio ou TV quer realmente ?


E quanto à você ? Já refletiu imparcialmente sobre as letras das músicas que escuta ? Já se pegou cantando uma música, mesmo que mentalmente ? As letras expressam as crenças de seus compositores. São crenças que você se afiniza ? São crenças que aumentam suas possibilidades ?


Essas são apenas algumas reflexões que podemos fazer para que fiquemos um pouco mais consciente de nós mesmos e dos estímulos externos que recebemos. O observar e refletir já é um grande passo para a própria manifestação.


Que vocês continuem cantando com a Vida, e se permitam sentir a harmonia das músicas que te levam adiante deixando-as ecoar em seu interior.


Autor: Saulo Nagamori Fong - Coordenardor do Instituto União é Ser Humano, Educador, Fotógrafo, Coach e Palestrante com abordagem psico-corporal.

Apoio:

Instituto União

Despertar do Amor

Indique




Pensamento Positivo © 2002-2010 | Política de Privacidade